domingo, 5 de julho de 2015

Resenha: "Precisava de Você - Pedro Guerra" *Editora Belas- Letras*


Título: Precisava de Você
Autor: Pedro Guerra - Lola Tavares
Editora: Belas Letras
Gênero: Romance
Páginas: 224
Sinopse: Então está aqui tudo o que eu guardei por algum tempo. A partir de agora eu pretendo escrever, desde o começo, a nossa história (se é que eu posso chamar assim). O nosso (des)romance. Acho que a melhor maneira de se livrar de alguma coisa (neste caso, de alguém) é colocando para fora. Então é isso que eu vou fazer. Eu vou te exorcizar de mim. Que droga. Que droga, Gabriel Vegas. Eu gostava de você pra caramba.






"Acho que a melhor maneira de se livrar de alguma coisa (neste caso, de alguém) é colocando para fora. E é isso que eu vou fazer. Eu vou te exorcizar de mim." 


Confesso que aguardava ansiosamente a chegada do meu exemplar de Precisava de Você. Toda a divulgação da editora quanto a um livro que fora deixado na rua aguçou muito a minha curiosidade. E finalmente meu livro chegou, e fiquei mais curiosa ainda! hahahaha. Tudo nele me chamava a atenção, a capa parda,o nome do autor riscado, o CD de uma música só e não pude esperar nem mais um minuto para lê-lo. E foi assim que li esse livro na madrugada de sábado. SIM! Passei a noite toda lendo, e quando percebi o livro já tinha acabado! :O

"Sim, eu pincelei o resto de você em minha mente. E, misturando ao todo, você ficou perfeito."


 
Lola Tavares tem 18 anos e é caloura na faculdade da pequena cidade de Porto Tempestade.  Em uma tarde voltando para casa, Lola observa um garoto no ponto de ônibus,e pronto! Foi amor à primeira vista.


Passando alguns dias, ela vai à uma festa onde encontra o misterioso garoto, Gabriel. O que ela não esperava era que ele tinha 17 anos( sim, um ano a menos, mas para ela era o fim do mundo)  e que namorava sua amiga. 

Lola não podia evitar, estava completamente apaixonada e parecia que o destino  não ia deixar ela esquecer o garoto. Alguns dias depois em uma desastrosa festa de aniversário Gabriel termina com sua namorada e é onde sua história com Lola começa...

Parece que as coisas não deram muito certo entre Lola e Gabriel. E assim que se inicia o livro, Lola escrevendo um caderno( uma espécie de diário/carta) direcionada para Gabriel, onde ela conta toda sua história e revolta  para o garoto.

A narrativa é bem diferente, pois mesmo estando em primeira pessoa ela é direcionada a alguém, o que torna a leitura bem intima, muitas vezes me peguei com a sensação que estivesse lendo a carta de uma amiga para seu ex-namorado. Não tem como não se identificar com a estória, todas tivemos um Gabriel na vida, um garoto que parecia um príncipe (ou não) mas que na verdade estava pronto para quebrar nosso coração.

Lola me encantou, me identifiquei com ela do começo ao fim. Ela é totalmente atrapalhada, engraçada e humana. Ela não é a típica adolescente pré moldada dos livros, sempre tem aquela patricinha ou roqueira, sempre bem intitulada e definida, e ninguém é assim! Lola gosta de rock e ao mesmo tempo ouve Rihanna, assiste Pretty Little Liars nas noites de sábado, é sarcástica, ri de si mesma. E tem o melhor amigo de todos! Ela não tenta ser madura para sua idade, ela sabe que tem apenas 18 anos e vive todos os infortúnios da idade, os sentimentos aflorados, a crises adolescentes onde achamos que o mundo vai acabar. Às vezes ela é pura e totalmente vulnerável, e ao mesmo tempo é decidida e supera os acontecimentos.

Gabriel é o típico garoto popular. Bonito, líder de uma banda, todas as garotas estão aos seus pés e ele se aproveita disso para se divertir, sem perceber que está magoando as pessoas. Minha relação com Gabriel foi de amor e ódio muito mais ódio , às vezes eu entendia que ele era imaturo por causa da idade e torcia para que ele amadurecesse e mudasse, às vezes eu queria entrar no livro e estapear ele! hahaha.

E foi assim, com essa leitura leve e divertida que nem percebi quando o livro acabou! Pedro Guerra me tirou vários suspiros,  e realmente entendi porque seu nome estava riscado no livro, realmente foi Lola quem o escreveu, sim! Não era um homem de 23 anos que o escrevia, ela uma adolescente, com todos os seus sentimentos, com todos os seus sonhos, gostos musicais e diálogos. Acho que muitas adolescentes não conseguiriam representar tão bem o que Pedro conseguiu expressar.

Quanto a edição e diagramação, Belas-Letras deu um show a parte. A capa está linda e o interior do livro também, realmente parecia que estava lendo um diário, com suas anotações e desenhos rabiscados, o trabalho da editora me surpreendeu. O livro está mais do que recomendado e espero que assim como eu vocês o devorem sem mesmo perceber!

 
"Ninguém quer quebrar a cara no amor, Lolita... Mas todo mundo tem um coração pronto para ser quebrado  alguma vez na vida..."









4 comentários :

  1. Pelo que tenho percebido, é um livro juvenil, com um público específico, legal. Realmente o trabalho da editora é de se tirar o chapéu, muito bonito, o enredo do livro me soa repetitivo, mas acredito que para o público alvo deva ser uma boa pedida...

    ResponderExcluir
  2. Ola, td bem?
    Amei sua resenha.
    Realmente atiçou a minha curiosidade!
    Eu ainda não conhecia o livro, e é a primeira resenha que eu leio dele e já estou morrendo de vontade de ler. Pela sua descrição da Lola acho que também vou me identificar com ela hehehehe

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olaaa
    Sua resenha esta ótima e que bom que curtiu a leitura, eu li recentemente e esperava bem mais mas foi uma leitura interessante, ótima dica.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Não conhecia o livro, mas com sua resenha, que está linda e empolgante, se torna impossível não desejar ter o livro em mãos.
    confesso que não leio muito livros com uma pegada mais jovem, mas adorei a dica!


    Beijos!
    www.aculpaedosleitores.com

    ResponderExcluir



© | 2015 | Mais um livro na estante | Todos os direitos reservados |