quarta-feira, 8 de julho de 2015

Resenha: A Estrada da Noite - Joe Hill

 Bom dia pessoal! 
 Hoje venho lhes trazer o livro de estreia do escritor Joe Hill, um dos grandes autores do terror e suspense atualmente.



Título: A Estrada da Noite
Título Original: Heart-Shaped Box
Autor: Joe Hill
Editora: Arqueiro
Gênero: Terror / Suspense

  Sinopse: 
 Uma lenda do rock pesado, o cinquentão Judas Coyne coleciona objetos macabros: um livro de receitas para canibais, uma confissão de uma bruxa de de 300 anos atrás, um laço usado num enforcamento, uma fita com cenas reais de assassinato. Por isso, quando fica sabendo de um estranho leilão na internet, ele não pensa duas vezes antes de fazer uma oferta. "Vou 'vender' o fantasma do meu padrasto pelo lance mais alto..." Por 1.000 dólares, o roqueiro se torna o feliz proprietário do paletó de um morto, supostamente assombrado pelo espírito do antigo dono. Sempre às voltas com seus próprios fantasmas - o pai violento, as mulheres que usou e descartou, os colegas de banda que traiu -, Jude não tem medo de encarar mais um. Mas tudo muda quando o paletó finalmente é entregue na sua casa, numa caixa preta em forma de coração. Desta vez, não se trata de uma curiosidade inofensiva nem de um fantasma imaginário. Sua presença é real e ameaçadora. O espírito parece estar em todos os lugares, à espreita, balançando na mão cadavérica uma lâmina reluzente - verdadeira sentença de morte. O roqueiro logo descobre que o fantasma não entrou na sua vida por acaso e só sairá dela depois de se vingar. O morto é Craddock McDermott, o padrasto de uma fã que cometeu suicídio depois de ser abandonada por Jude. Numa corrida desesperada para salvar sua vida, Jude faz as malas e cai na estrada com sua jovem namorada gótica. Durante a perseguição implacável do fantasma, o astro do rock é obrigado a enfrentar seu passado em busca de uma saída para o futuro. As verdadeiras motivações de vivos e mortos vão se revelando pouco a pouco em A estrada da noite - e nada é exatamente o que parece. Ancorando o sobrenatural na realidade psicológica de personagens complexos e verossímeis, Joe Hill consegue um feito raro: em seu romance de estréia, já é considerado um novo mestre do suspense e do terror.



"Vamos dar uma volta, Jude, dizia o fantasma. Vamos dar uma volta na estrada da noite."

 Confesso que não conhecia até o momento o trabalho de Joe Hill e passei apenas a me interessar por meio de uma de suas obras mais recentes que vieram para o Brasil, Nosferatu (que em breve trarei a resenha). Com este romance de estreia que se mistura muito bem com o terror e suspense me deparo com personagens muito bem construídos, repletos de conflitos internos tão intensos, que nos fazem refletir a todo momento sobre as suas atitudes e como puderam fazer tais atos.
 Dentro de A Estrada da Noite encontramos um ambiente gótico acompanhado do mundo do rock. A história se inicia mostrando um pouco da personalidade de Jude (Judas Coyne) e como passa a viver os seus dias como cantor solo, após perder a sua banda, esposa e alguns amigos, passando a viver com algumas namoradas góticas que são substituídas após um tempo de uso. E é por causa de uma delas, Anna ou Florida como Jude preferir, que a sua experiência com os mortos se inicia.
 Geórgia, a sua atual namorada é uma típica mulher gótica durona, mas totalmente necessária para ajudar Jude a passar por este problema e trazer um pouco de paz, a sua maneira, tendo um papel fundamental para o fim de todo o problema.
 Todo o trabalho realizado por Hill foi muito bem executado, cada diálogo, cada personagem e cada momento de suspense se encaixam perfeitamente deixando a leitura agradável e emocionante, pois a cada página nos vemos imaginando o que Craddock, um fantasma muito diferente do que está habituado a ver e totalmente frio e calculista irá fazer ou usar para chegar ao seu objetivo: a morte de Jude e todos aqueles que tentarem ajudá-lo.
 O final do livro é surpreendente, mas dependendo de como cada leitor interpreta os pequeno detalhes deixados por Hill no decorrer da trama, ele chega a ser um pouco previsível.
Estou ansioso para ler os outros livros de Joe Hill e espero me surpreender cada vez mais com o seu modo de escrever tão especial que nos prende ao que está acontecendo e nos faz não para mais. Para mim este livro merece 4 estrelas!


  Abraços,
  Jeferson



Nenhum comentário :

Postar um comentário



© | 2015 | Mais um livro na estante | Todos os direitos reservados |