segunda-feira, 25 de maio de 2015

Resenha: Contos de Amor e Crime: Um Romance Violento

  Bom dia pessoal! 
  Hoje venho trazer a resenha de um livro um pouco diferente do qual estamos acostumados a ler, mas com uma essência e conteúdo surpreendente que chamou a minha atenção. Bem vamos a resenha.


Título: Contos de Amor e Crime: Um Romance Violento
Autor: Afobório
Gênero: Romance
Editora: Os Dez Melhores
Páginas: 124
Ano: 2014

  Sinopse:
  Amor, brutalidade, crime, drogas, esperança.
  Respeito.
  Discriminação social, racial.
  Estes são os ingredientes que norteiam a vida de Jozz, o protagonista deste romance violento.
  Negro, pobre, morador da favela, sem nenhuma estrutura familiar, Jozz é o anti-herói que até admiramos, que até compreendemos, mas que queremos longe de nossas casas e de nossas vidas.
Você poderá amá-lo ou poderá odiá-lo. Tudo depende das situações que você viu, ouviu e viveu.
  Através de um texto cru, direto e impetuoso, o escritor Afobório não mede palavras, e nem teme os militantes do politicamente correto ao falar sobre preconceito e segregação social, perturbando e colocando o leitor a refletir sobre o seu papel em um país que ainda esconde seu racismo, enfeita sua miséria, e ignora esta bomba-relógio que ameaça explodir a qualquer instante.
  Neste contexto, Jozz é um perigo.
  Mas quem não é?

Um pouco sobre o Autor:


  Afobório é o pseudônimo do gaúcho Alexandre Durigon, editor e revisor de texto, tem participação em várias antologias, um romance publicado e apresenta como seu mais novo trabalho o livro Contos de Amor e Crime: Um Romance Violento. Demais Escritos do autor você encontra em  Blog Medo e Morte e pela internet afora. 
  Contato pelo e-mail (afoborio@gmail.com)


  Resenha:
  Seguindo apenas um trato curioso entre o personagem e autor  com simples regras: 

"É a sua visão. Não é a minha. Você conta. Eu escrevo.Esse é o nosso acordo. É só isso."

  Jozz conta que durante a sua infância foi um garoto que não teve muitas opções em sua vida, tendo apenas como exemplo o Boy, o seu "padrasto" que cuidava de uma área de tráfico, além de sua própria mãe que era uma prostituta e vivia com clientes dentro de casa. Na sua vida só havia desprezo por parte da sociedade, apenas o crime e uma arma em punho o traziam respeito e desta forma ele acaba se tornando um homem do crime, sem medos e com um ódio imenso da sociedade que o excluiu. 
  Criando o seu exercito do crime, para cuidar do seu ponto de tráfico, ele vai nos passando o seu dia a dia de forma crua e franca, mas real, onde Jozz nos conta como cresceu no crime, sua visão do mundo e como conheceu o amor de Sô, sua esposa.
  Dentro de uma atmosfera incrível o escritor Afobório conseguiu passar neste livro uma realidade que poucos conhecem e outros que a vivem de perto preferem ignorar. Neste primeiro contato que tive com o autor acabei gostando muito do seu trabalho e dos seus projetos, como o Projeto Balacrava, desenvolvido por ele, onde busca mostrar a questão do preconceito e que no Brasil os pobres e o negros não dispõem de tantas oportunidades como deveriam, apesar de inúmeros projetos governamentais, que por sua vez não atendem perfeitamente a sociedade, ou que muitas vezes aparentam discutir mais ficam apenas em projetos. 
  Realmente não tenho palavras para descrever este trabalho. Parabenizo Afobório e a Editora Os Dez Melhores por este incrível trabalho e edição, que ficaram maravilhosos. A frase que mais me chamou a atenção foi:

"Se com oportunidades e comida na mesa já é difícil enxergar e se preocupar com os outros, imagina com a barriga vazia, com a violência como companhia constante, e com o desrespeito como seu maior carcereiro.
Acredite ou não, dentro de nossa estrutura social, sempre haverá um Jozz perto de você. A vingança é uma maldição. Então o racismo sequestra o direito através da brutalidade, para além de qualquer porta, muro ou janela."

  Recomendo esta leitura a todos. Vocês encontram o livro na Livraria virtual da Editora Os Dez Melhores

Abraços,
Jeferson.

Um comentário :

  1. Eu acho muito interessante a literatura se atentar para esse tipo de tema!
    É sempre bom que tenhamos livros que falem sobre desigualdade social e racial!

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir



© | 2015 | Mais um livro na estante | Todos os direitos reservados |